domingo, 25 de janeiro de 2009

POE


Nestes 200 anos (em 2009) das comemorações do nascimento do Poe há várias coisas legais nos jornais, sites e, principalmente, nas comemorações nos Estados Unidos.

Acho que todo mundo já leu alguma coisa dele, ou, certamente, sabe da influência dele em inúmeros artistas até hoje.

Já falei um pouco dele em algum post passado e nunca sei qual trecho de qual obra eu incluo aqui. Mas aí vai o final do Retrado Oval:

"And then the brush was given, and then the tint was placed; and, for one moment, the painter stood entranced before the work which he had wrought; but in the next, while he yet gazed, he gew tremulous and very pallid, and aghast, and crying, with a loud voice, 'This is indeed Life itself!' turned suddenly to regard his beloved: - She was dead!"


A foto é da camiseta que a minha amiga, filha da Elaine, ex-aluna, cantora, master, power,etc....(Mari C - dona do blog que está na listinha aqui ao lado) comprou nos EUA, aliás, o poema "The Raven" que ela me deu (escrito como se fosse o original do Poe, com fotinho e assinado por ele) fica todos os dias aqui do meu lado, já emoldurado, esperando eu me decidir em qual parede ficará por todo o sempre.


Obs - o que eu mais gosto do corvinho? "take thy beak from out my heart and take thy form from off my door".

2 comentários:

Elaine Cuencas disse...

Isto é genial...

"he gew tremulous and very pallid, and aghast, and crying, with a loud voice, 'This is indeed Life itself!' turned suddenly..."

tremulous...very pallid...aghast...crying...whith a loud voice...
(e então, aparentemente o clima eufórico permite uma pequena e delicada trégua...suddenly.)
Para nos carregar abruptamente da VIDA para a MORTE!!!
bjs, Elaine

Mari Cuencas disse...

Poe rules!

And my favourite lines of the "Corvinho" are:

Leave no black plume as a token of that lie thy soul hath spoken!

Leave my loneliness unbroken! - quit the bust above my door!