segunda-feira, 18 de abril de 2016

900

Postagem de número 900. Que coisa incrível. Desde 2008, com algumas interrupções. Pensei em escolher meus queridos: Whitman, Leminski, Alice, Caio, Valter, Toni, Amós Oz, Nelson Rodrigues, Bill Bryson, Ana Cristina, Mark Twain, Veríssimo, Guimarães Rosa, Sophia, Vinícius, etc. Mas voltei à introdução do livro do Harold Bloom: "Como e Por que ler". Em 8 páginas Bloom nos explica, o porquê lemos. E o porquê é importante ler. E mais importante ainda: o porquê gostamos dessa loucura toda. Então, aí vai um trechinho.


"Livrar a mente da presunção enseja o segundo princípio para o resgate da leitura: Não tentar melhorar o caráter do vizinho, nem da vizinhança, através do que lemos ou de como o fazemos. O auto-aperfeiçoamento é projeto suficientemente grandioso para ocupar a mente e o espírito: não existe a ética da leitura. A mente deve guardar certa cautela, até ser expurgada da ignorância original: incursões precoces pelo ativismo têm o seu fascínio, mas consomem tempo demais, e, para a leitura, jamais haverá tempo bastante". 

Sabem, eu fico feliz com uma coisa (e perdoem a minha falta de modéstia): coerência. Desde o início o blog era só pra falar de literatura. E é esse o objetivo. E espero continuar assim. E num momento raro: eu e meu Grande Sertão. 



Obrigada.


Um comentário:

Fal disse...

ÊÊÊÊ, parabéns!!